Os cargos da Polícia Civil são:
- Delegado: profissional da Polícia Civil que coleta provas, identifica e localiza suspeitos, efetua prisões e cumpre mandatos de prisão. O delegado deve possuir uma elevada capacidade de observação e facilidade de se relacionar.
- Escrivão: é o auxiliar direto do delegado e costuma ter seu espaço de trabalho restrito à delegacia. O Escrivão precisa ter domínio completo da língua portuguesa e possuir agilidade em escutar e redigir ao mesmo tempo. Esse profissional faz anotações em livros oficiais, analisa inquéritos, faz indiciamentos, prisões em flagrante e recolhe finanças.
- Perito Criminal: o Perito Criminal é um dos cargos de maior importância da Polícia Civil. É através do trabalho do legista que as provas dos crimes são obtidas e os criminosos podem ser encontrados.
A profissão
Não existe um curso específico para se tornar Policial Civil. Profissionais que desejam ingressar nessa carreira devem cumprir algumas exigências:
- Ser brasileiro.
- Estar em dia com suas obrigações militares e eleitorais.
- Ter idade entre 21 e 45 anos.
- Ter curso superior.
- Não ter praticado nenhuma infração penal.
- Não possuir antecedentes criminais.
- Possuir carteira de habilitação com categoria no mínimo B.
- Ter boa saúde mental e física.
Quem deseja ingressar na carreira de Polícia Civil deve prestar concurso público. Cada estado possui um concurso, que é realizado em uma determinada data. Após ser aprovado na prova objetiva, o candidato deverá ser passar nos testes físicos e psicológicos. Esses testes são realizados na academia de polícia e incluem flexões, abdominais, avaliação de resistência, entre outros.
Para o concurso da Polícia Civil é divulgado um edital contendo todas as informações necessárias, inclusive quais os assuntos os candidatos devem estudar. É importante lembrar que policiais civis devem conhecer a legislação.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o Policial Civil possui diversas oportunidades. Dependendo do cargo escolhido pelo profissional, os salários podem apresentar variação.
O Policial Civil faz o registro de ocorrências, boletins de ocorrência (BOs) e elabora inquéritos policiais. Ele faz com que as ações da justiça se cumpram, como por exemplo, busca e apreensão e mandatos de prisão. Também trabalha para que a lei seja cumprida e pune aqueles que não a cumprem.
Ao contrário de policiais militares, os policiais civis podem agir mesmo estando à paisana, ou seja, sem farda. Também fazem trabalhos de investigação, durante os quais não necessitam estar usando fardas.
Veja também:
Já pensou em se tornar um Policial Civil? Conte o que pensa sobre essa profissão e o que sabe sobre esse assunto nos comentários!
Sobre o Autor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário